Portuguese Translation (PT)

Courtesy of Flávia Paluello

Updated: 11/30/2021

 

Para seguir o ritmo, velocidade e a complexidade do marketing atual, estamos a adotar novas formas de trabalho:

  1. Foco no valor no cliente e nos resultados para o negócio sobre as atividades e dos “produtos” (ou serviços)
  2. Criar valor antecipadamente e com frequência sobre esperar pela perfeição
  3. Aprender mediante experiências e dados sobre opiniões, perceções e convenções
  4. Colaboração multidisciplinar sobre serviços isolados, silos e hierarquias
  5. Responder à mudança sobre um planeamento estático

 

Definições:

Valor #1

Quando priorizamos as necessidades dos clientes e das empresas, criamos projetos de marketing mais específicos e pertinentes. Em outras palavras, criamos “as coisas certas” o contrário de “coisas a mais”.

É fácil cair na armadilha de promover diversas atividades de marketing só porque sim. Com o nosso valor nº1, concentramo-nos naquilo que realmente trará maior valor aos nossos clientes e em analisar como isso pode refletir no negócio.

Valor #2

Em vez de esperar que tudo esteja “perfeito”, começamos a agregar valor aos nossos clientes desde as primeiras fases do projeto. Continuamos a acrescentar valor com base nas lições aprendidas na fase anterior e assim sucessivamente.

Quando queremos que tudo seja “perfeito”, eliminamos a oportunidade de aprender com os nossos clientes para podermos agregar ainda mais valor. Em vez disso, a busca da perfeição leva a longos prazos de produção e a uma abordagem “big bang”.

 

Valor #3

Ao fazer experiências aprendemos e recolhemos dados. Tais dados em conjunto com a análise dos resultados obtidos permitem-nos a tomada de decisões de marketing melhores e mais eficazes.

Se ignorarmos os dados e basearmo-nos somente na opinião, perceção ou convenção antiquadas não satisfazermos as necessidades dos clientes e perderemos tempo valioso em projetos errados.

É um processo de validação da aprendizagem através de um ciclo de feedback sobre implementação-métricas-aprendizagem, em vez de seguir convenções ou decidir o que é melhor com base em opiniões hierárquicas (HIPPO - highest paid person in the room)

 Valor #4

A colaboração multidisciplinar, com foco nas necessidades dos clientes, produz um melhor marketing que as guerras hierárquicas, os serviços isolados, os silos e a compartimentalização.

Os serviços isolados impossibilitam a partilha de conhecimentos no marketing de uma organização, o que irá desviar os objetivos das necessidades dos clientes.

Valor #5

Este valor resulta do Manifesto for Agile Software Development original publicado pelos developers em 2001.

Com a ligeira alteração de adicionar a palavra “estático” conseguimos uma melhor ligação com o mundo do marketing. Se não conseguirmos desviar-nos de um plano rígido quando uma mudança acontece, corremos o risco de não satisfazer a audiência e assim colhermos maus resultados.

 

Para acompanhar a complexidade e a velocidade do marketing atualmente, temos de adotar uma mentalidade diferenciada e novas formas de trabalho. Os valores desenvolvem os seguintes princípios:

 

 

  1. O marketing de qualidade exige o aperfeiçoamento ajustado à transparência e interações de qualidade tanto com os clientes internos como com os externos.
  2. Procurar por diferentes pontos de vista e ideias.
  3. Assimilar e responder à mudança para acrescentar valor ao cliente.
  4. Planear apenas o suficiente para garantir a priorização e execução eficazes dos projetos.
  5. Assumir os riscos e aprender com as falhas, defeitos ou imperfeições.
  6. Organizar grupos e equipas de trabalho menores e multidisciplinares sempre que seja possível.
  7. Criar projetos de marketing ao redor de pessoas motivadas e confiar que o trabalho seja feito.
  8. O sucesso do marketing a longo prazo é assim beneficiado de uma operação em ritmo mais sustentável.
  9. O marketing ágil não é suficiente. A excelência requer sempre uma atenção redobrada e contínua aos fundamentos do marketing.
  10. Explorar sempre a simplicidade.
This declaration may be freely copied in any form, but only in its entirety through this notice.